Tudo Sobre Serra da Carnaíba

terça-feira, 3 de agosto de 2010

DESIGUALDADE SOCIAL NO GARIMPO DE SERRA DA CARNAÍBA.

             Na Serra na Carnaíba, como em qualquer outro lugar do mundo, existe a divisão de pessoas feita a partir de seu status social e de outros fatores ligados a ele. E isso é o resultado da forma com que as pessoas viviam desde o período da Idade Média quando havia estamentos, formação de camadas sociais, onde os senhores feudais e o clero eram “os indivíduos que representavam a “classe alta”, os servos os indivíduos da “classe baixa”, porém adaptadas à situação do seu momento histórico. No garimpo de Serra da Carnaíba essa divisão pode ser constatada pelo alto custo na produção das esmeraldas. Onde o garimpeiro pode abrir um serviço, mas não o faz por não pode bancar o mesmo. Como melhor explica Santos e Azevedo, (2007, p. 73): “na mina de Pedro Paulo, o pagamento é feito semanalmente”. Os gastos chegam a até dois mil reais por mês em pagamento de salário. A maioria dos serviços paga R$ 40,00 por semana aos garimpeiros”.


Como pode ser observado um garimpeiro presta seu trabalho grosseiro e de forma barata não tem condições de manter um “serviço”, uma vez que o os custos saem da sua realidade.


A divisão de indivíduos a partir das classes sociais demonstra a desigualdade existente em um mesmo território, seja ela econômica profissional e até mesmo de oportunidades. Como fato normal (como é encarado na atualidade), pode-se perceber claramente em organizações a diferença entre pessoas de classes sociais “altas” e “baixas”. São pessoas muito bem vestidas, atualizadas e portadoras de grande conhecimento em oposição a pessoas mal instruídas que somente conseguem acatar ordens, sem ao menos poder opinar sobre o resultado do trabalho a ser executado, por falta de conhecimento ou por falta de dinheiro. Neste sentido, é importante abordar, segundo Freitas, (2001, p. 34): “O trabalho no riacho só para quando a noite chega. No dia seguinte ao raiar do sol lá estão eles com seus ralos, martelinhos e peneiras”.